Sauvage et triomphant

Peugeot 12

Com o novo RCZ a Peugeot comprova: o que já era bom pode ficar ainda melhor

 

Revelado no Salão de Frankfurt de 2007, ainda como concept car, o emblemático Peugeot RCZ foi transformado em um legítimo cupê esportivo (2+2 lugares) dois anos e meio depois. Nascido como um “carro dos sonhos”, vendeu mais de 50 mil unidades em cerca de 80 países, e adota a nova identidade visual do conceito Motion & Emotion, assinatura mundial da Peugeot, caracterizada por linhas ousadas e atraentes, e incorpora novos itens de série que reforçam seu caráter exclusivo.

A grande diferença visual do RCZ está na parte dianteira: totalmente redesenhada, é marcada por seis LEDs sutilmente esculpidos em forma de “garras” e faróis de xênon direcionais com máscara negra, que conferem um aspecto ainda mais moderno e tecnológico. O capô realça a forma compacta do veículo e acolhe, a exemplo dos últimos lançamentos, o novo emblema com duplo acabamento brilhante e acetinado, aplicado diretamente na carroceria. Linhas arrojadas e insinuantes, acentuadas pelos charmosos arcos em alumínio que modelam as laterais e pela dupla ondulação no teto e nos vidros, representam a singularidade do veículo.

Peugeot 11 Com design singular e arrojado, o RCZ chega às concessionárias em versão única de acabamento

EXCLUSIVO, POR DENTRO E POR FORA
O interior do novo RCZ revela um ambiente que combina esportividade e elegância, em total harmonia com o estilo exterior. O painel possui revestimento em couro com costura aparente, que se integra perfeitamente às formas elegantes de cada detalhe. O habitáculo do cupê também evoluiu em relação à geração anterior, ampliando a percepção de qualidade. O modelo agora conta, de série, com o novo kit multimídia WIP NAV, com GPS integrado ao painel de tela multifunções de 7 polegadas rebatível eletricamente, em cores e de alta resolução. Conta também com WIP Sound (rádio CD player com leitor de MP3), WIP Plug (conexão USB / iPod + entrada auxiliar), WIP Bluetooth (kit mãos livres), comando de rádio na coluna de direção e sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi JBLTM, com amplificador de 240 W e seis alto-falantes.
A grelha da alavanca de câmbio recebe tratamento em preto laqueado, enquanto os painéis das portas são ornados com detalhes em couro, combinando com os bancos esportivos no mesmo material. Completando o ambiente sofisticado, detalhes em alumínio são aplicados entre o painel de instrumentos e o console central.
O condutor encontra facilmente a melhor posição de dirigir, por meio dos ajustes elétricos do banco (com memória de posição),
para desfrutar o comportamento do veículo: assentos envolventes, genuinamente esportivos, com revestimento em couro e encostos de cabeça integrados fazem o condutor se sentir dentro de um cockpit – e o acompanhante tem a mesma sensação. Todos os comandos estão ao alcance das mãos, como o regulador e o limitador de velocidade.
Por se tratar de um cupê esportivo, o banco traseiro possui os dois lugares demarcados e a dupla curvatura do teto garante mais espaço aos ocupantes. A praticidade também é um destaque no RCZ: o volume do porta-malas dispõe de 321 litros e pode ser ampliado para 639 litros com o rebatimento do encosto dos bancos traseiros. O modelo conta com espaços de arrumação sob o assoalho, garantindo espaço adicional de 30 litros.

 


 

165 CAVALOS À TODA
A originalidade e modernidade do RCZ são reforçadas pela motorização THP (Turbo High Pressure). Esse propulsor combina baixa cilindrada com alta potência e, em função de seu torque elevado em baixa rotação, garante consumo reduzido e alta performance. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de alumínio de 1.598 cm3 de cilindrada, desenvolvido com a BMW, tem cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável, balancins roletados e desenvolve 165 CV de potência máxima a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor a força e a segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo. Aliada à essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa de câmbio automática sequencial de seis velocidades, trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, que permite rápida e suave troca de marchas, contribuindo para o grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.
O novo RCZ está disponível em duas opções de cores metálicas (Preto Perla Nera e Vermelho Erythrée) e uma cor perolizada (Branco Nacré). O modelo já se encontra na rede de concessionários Peugeot pelo preço de R$ 132.990,00, e conta com garantia total de três anos sem limite de quilometragem e revisão com preços fixos. •

www.peugeot.com.br

[Por Vitor Matarezzio | Fotos Divulgação]