SPCD: Por ti morro

IMG_9935

A São Paulo Companhia de Dança estreou no fim de agosto de 2013 – a Temporada de Dança do Teatro Alfa, em São Paulo,  ocorreu de 22 a 25/08 –, o espetáculo ‘Petite Mort’ e apresentou os já conhecidos ‘Peekaboo’ e ‘Por Vos Muero’.
‘Petite Mort’, do holandês Jiri Kylián, apoia-se em duas obras de Wolfgang Amadeus Mozart – Concerto para Piano em Lá Maior KV 488 (Adagio) e Concerto para Piano em Sol Maior KV 467 – para desenvolver um tema ao mesmo tempo íntimo e universal: o prazer, esse momento mágico e divino, que nos avisa de que a vida é relativamente curta e a morte nunca está distante de nós.
No palco, seis homens e seis mulheres interagem com floretes que parecem, na visão do coreógrafo Kylián, “mais rebeldes e obstinados que um parceiro em carne e osso.” “Uma morte sempre acompanha a nossa vida”, diz ele. “Às vezes ela é pequena, às vezes grande. Mas é a companheira fiel que temos, desde que nascemos, até o fim”.

POR VOS NACI
A coreografia ‘Por Vos Muero’, criada por Nacho Duato em 1996 para a Compañía Nacional de Danza, da Espanha, mescla balé clássico e dança contemporânea sobre músicas espanholas dos séculos XV e XVI.
Os versos, de Garcilaso de la Vega (1503-1536) falam do tamanho e profundidade de seu amor por uma jovem. “Por vos nací, por vos tengo vida,/ Por vos he de morir e por vos muero”. “Por vós nasci, por vós tenho vida,/ Por vós eu morreria e morro agora”, em tradução do poeta, tradutor e jornalista Nelson Ascher. O remontador da peça é o alemão Thomas Klein, que passou cinco semanas em São Paulo para ensinar aos bailarinos cada um dos movimentos que compõem a coreografia.
O título ‘Peekaboo’ remete a uma brincadeira infantil na qual se esconde o rosto, mas vai além do jogo. Marco Goecke, um dos grandes nomes da dança atual, residente no Sttutgart Ballet e no Nederlands Dans Theatre assina a coreografia, na qual A Simple Symphony de Benjamim Britten é entrecortada por H.Y.V.A e Sininen ja valkoinen, do coral finlandês Huutajat.
A SPCD estreou a coreografia em Wolfsburg, Alemanha, no Movimentos, festival que reúne dentro da fábrica da Volkswagen as mais significativas companhias de dança do mundo.
“O coro canta quase gritando e representa o contrapeso adulto na peça. Mesmo com essas diferentes experiências sonoras, Goecke consegue revelar a tensão entre fantasia e realidade, resultando numa peça divertida e emocionante”, disse Bernd Kauffmann, um dos diretores artísticos do festival. Dirigida por Inês Bogéa, a SPCD produziu 25 coreografias, 340 espetáculos e foi vista por 320 mil pessoas desde a sua criação, em 2008, além de ter produzido mais de 30 documentários sobre dança e publicado quatro livros de ensaios.
www.saopaulocompanhiadedanca.art.br

fotoSilviaMachado/SPCD   fotoSilviaMachado/SPCD

Cenas do espetáculo ‘Por Vos Muero’ – temporada de agosto da São Paulo Companhia de Dança também teve ‘Peekaboo’ e ‘Petite Mort’; abaixo, cena e libreto de Peekaboo, com ilustração de Angeli.
Cena de Peekaboo_Bailarinos Ana Paula Camargo e Diego de Paula   PEEKABOO.indd

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>