Nova expressão do Chile

IMG_7793 Santa Carolina e Viña Casablanca vêm conquistando a cada dia
mais apreciadores do vinho por excelência

IMG_7895Safra 1962, ainda com aromas e um belo frescor no paladar

Tradicionalmente, o Chile, que tem uma grande reputação graças aos vinhos Carmenere, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, hoje é um grande produtor de uma boa variedade de uvas que está sendo resgatada por grandes enólogos e vinícolas, pois o Chile possui grande diversidade de estilos, micro-terroirs, sabores, climas e riquezas vitivinícolas, vales e estilos.
A Carolina Wine Brands, conhecida no Brasil pelos varietais, vinhos fáceis de degustar, com grande volume de vendas no mercado nacional, quer conquistar novos horizontes com seus vinhos de corte com novas uvas. Há alguns anos a empresa está investindo em novas tecnologias e pesquisas, adquirindo novos vinhedos e principalmente mão de obra especializada tanto em Casablanca, com o novo vinhedo de Cerro, como em Totihue.
A convite das vinícolas Santa Carolina e Viña Casablanca, fui descobrir e conhecer as novas propostas de vinhos enológicos.

IMG_7673
Degustação vertical 100% uvas Carignan

NOVOS VINHOS, NOVAS UVAS
Com resultados muito satisfatórios, a empresa já lançou no mercado chileno vinhos muito modernos e expressivos, brancos elegantes, frescos e aromáticos, e tintos macios e equilibrados como por exemplo um Pinot Noir produzido no novo vinhedo de Cerro, a primeira safra engarrafada a partir deste vinhedo, e os clássicos que o ícone da vinícola, o vinho Neblus Safra 2011 – um vinho espetacular, que impressionou bastante na prova de barrica –, que só deve chegar ao mercado em dois anos. Os enólogos estão trabalhando no desenvolvimento de novas vinhas, como a Romano e Gewürztraminer.
Gostaria de destacar as uvas Carignan, que podem ser a nova expressão do Chile. Tive a oportunidade de degustar as safras 2008, 2009, 2010 e 2011, que se mostraram bem equilibrados, com taninos macios e vinhos bem elegantes e aromáticos; a cada ano, mostrou uma evolução bem expressiva.

IMG_7791Na imagem acima, novas vinhas Santa Carolina são testadas. Abaixo, a safra histórica

IMG_7868

Na Vinícola Santa Carolina, comercializada pela Casa Flora situada em São Paulo, tivemos oportunidade de degustar algumas novidades como ‘Specialties Collection’, um Mourvèdre Wild Spirit, do Vale de Cachapoal, um Chardonnay Hidden Creek, do Vale de Limarí, um Carignan Dry Farming, além do projeto Luis Pereira, uma pequena e especial produção que resgata a história dos primórdios da vinícola e de seu fundador, recuperando também uma parte da história vinícola do próprio país. Um vinho “europeu” na essência e no copo! Um belo exemplar degustado apenas na presença de Andrés Caballero, considerado uns dos melhores enólogos do Chile.

Depois de muitas novidades e experiências, fechando a viagem com uma degustação vertical com o vinho ícone da vinícola Santa Carolina, o Herencia100 % Carmenere, safras 2007, 2008 e 2009, esta degustação foi realizada na maior e mais antiga adega do Chile (1875), contou com as presenças de Andrés Cabellero (winemaker), Alejandro Wedeles (winemaker), Christian A.Wylie (diretor), Roberta Llewin (gerente de marketing), e o dono da empresa, Sr. Santiago Larraín.
E o fantástico vinho reserva da Família, safra 1962, após 52 anos de guarda, mantém seus aromas frutados, corpo e no paladar com estrutura e boa persistência na boca, foi sem dúvida uma experiência fantástica. Comprova-se que o Chile é um grande produtor com destaque internacional no mundo dos vinhos.

IMG_7827
Barricas de alumínio para vinhos branco, que fica na fermentação por mais de 1 ano

www.casaflora.com.br
www.portoaporto.com.br

 

Gostou desta matéria? Veja a edição completa da SAX Magazine #28.

Disponível na App Store e Google Play:

  

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>