Nossa relação com a comida

Michael Pollan by Alia Malley
O autor Michael Pollan [Foto: Alia Malley]

 

Apesar da moda gourmet das grandes metrópoles, nos dias de hoje, diante do ritmo de vida cada vez mais acelerado, se dedica cada vez menos tempo ao preparo de suas refeições.
Preocupam-se com a quantidade de calorias ingeridas e com a qualidade dos ingredientes, mas reservam mais horas para assistir aos programas de culinária na TV do que efetivamente passam dentro da cozinha. E enchem a despensa com produtos industrializados supostamente “saudáveis”. Nesse cenário tão contraditório, o escritor Michael Pollan convida o leitor a redescobrir a experiência fascinante de transformar os alimentos. A partir dos quatro elementos da natureza — fogo, água, ar e terra —, ele nos mostra o calor ancestral do churrasco, o caldo perfumado dos assados de panela, a leveza dos pães integrais e a magia da fermentação de um chucrute.
Ao relatar suas experiências pessoais com os processos de preparação da comida, Pollan mergulha numa história tão antiga quanto a da própria humanidade e propõe uma redescoberta de sabores e valores esquecidos.

 

cozinhargrande

COZINHAR
Autor: Michael Pollan | Tradução de Cláudio Figueiredo
448 páginas | R$ 49,90 | Editora Intrínseca

[imagem Divulgação]

 

Gostou desta matéria? Veja a edição completa da SAX Magazine #29.

Disponível na App Store e Google Play: