Livraria Gourmet

Livro Cervejas

O guia das loiras geladas (e não só loiras)
Entre as bebidas alcoólicas, a cerveja é a que mais cresce no mercado. E o segmento das cervejas premium registrou um crescimento para lá de animador. Só em São Paulo, não param de abrir bares especializados em marcas importadas. O diferencial das “loiras” gringas está no método de produção, bem diferente das cervejas industrializadas e de consumo de massa. São os mais de cem tipos de cerveja o objeto de estudo do sommellier Mauricio Beltramelli, cujo conhecimento se transformou em ótimo livro que desvenda todos os seus mistérios.
Dono do bar e do site Brejas, maior portal sobre o assunto no país, Marcelo discorre bem sobre as “brejas” claras, escuras, de trigo, de alta ou baixa fermentação e graduação alcoólica, as feitas em abadias europeias, as nossas artesanais, cada vez mais saborosas e competitivas. Mais do que desmistificar, como diz o subtítulo, o livro esclarece e ajuda o leitor a entender melhor as diferenças.
Cervejas, Brejas e Birras – Maurício Beltramelli – LeYa – 320 pág.

. . .

Livro Vinhos
Beleza que se põe à mesa
O vinho argentino já nem precisa mais de reconhecimento, muito menos aqueles que levam o nome Catena no rótulo. Mas Laura Catena, membro do clã familiar que produz um dos melhores vinhos malbec do mundo, fez um livro que é antes de tudo um “passeio” pelas vinícolas e regiões produtoras dos hermanos. Referendado por Robert Parker e pelo Chef Francis Mallmann, o livro visita vinícolas de Mendoza, Salta, Uco, Luján de Cuyo e Patagônia, mostrando as principais vinícolas de cada região, segundo ela. Não é um guia, nem poderia, pelo formato coffee table. Mas dá um panorama profundo, atraente e encantador, pois não faltam belas imagens de vinhedos e seus felizes proprietários. De quebra, Laura ainda indica alguns restaurantes portenhos que oferecem esses vinhos, uma seleção de dar água na boca e perfeitos para harmonizações.
Vinho Argentino – Laura Catena – Martins Fontes – 206 pág.

. . .

Livro Azeite

Receitas azeitadas
Este livro faz uma sincera e apaixonada apologia ao azeite. Discorre “en passant” pelos seus benefícios, sua versatilidade e sua origem no Oriente Médio, mas sem cansar o leitor. É breve, porque logo passa às receitas e é ótimo para se ter à mão na próxima vez que você quiser surpreender ou sugerir algo muito apetitoso a quem sabe preparar um bom prato. Discretamente, você encontra informações sobre as origens das receitas, como usar o azeite no seu preparo, tanto de saladas como massas e principalmente alguns petiscos e entradas.
Azeite de Oliva – Carla Bardi – Melhoramentos – 144 pág.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>