Itália + Brasil

Loi 01A proposta do novo restaurante de Salvatore Loi e Ricardo Trevisani
é celebrar a clássica cozinha italiana [Foto: Tadeu Brunelli]

Ao completar 15 anos de Brasil, Salvatore Loi abre, em sociedade com o restaurateur Ricardo Trevisani, sua própria casa, os Jardins. Salvatore Loi nasceu na pequena Tempio Pausanio, na Sardenha, em 1962. Formado em hotelaria, trabalhou por mais de 20 anos em importantes restaurantes de Roma, Paris e Madrid.

Em 1999, ele foi trazido ao Brasil por Rogério Fasano, na condição de chef das casas do grupo. Loi recebeu de prestigiados veículos de comunicação diversos prêmios por sua atuação à frente dos restaurantes. A revista Veja o elegeu chef do ano em 2001 e 2004. Sua filosofia é: “fazer comida bem feita e honesta, respeitando os sabores dos alimentos”.

A trajetória gastronômica de Ricardo Trevisani já soma 30 anos: nove deles vivenciados em restaurantes do norte da Itália. É também egresso do Fasano, onde foi responsável pela abertura de diversas casas do grupo.

Loi 08
Salvatore Loi [Foto: Johnny Mazzilli]

Loi 06 Loi 07 Loi 05 Loi 09
[Fotos: Johnny Mazzilli]

No cardápio, Loi serve pratos autênticos da cozinha italiana, como massas artesanais preparadas diariamente e cozidas na hora.

De sobremesa, torta de chocolate em redução de Porto e torta da Puglia com cerejas italianas em calda e amêndoas. Um dos hits do restaurante é o delicioso Pudim de Pistache com calda de caramelo, que cresce na preferência dos clientes e vem ganhando inusitada repercussão: levíssimo, de consistência perfeita, e doçura na medida exata.

Quem precisar aguardar por uma mesa também receberá do chef os crocantes de polenta para beliscar com uma taça de vinho. A carta privilegiou rótulos italianos, sem deixar de dar atenção a outros países e vinhos de bom custo-benefício.

No espaçoso ambiente, idealizado por Trevisani e com direção de arte de Nando Marmo, prevaleceram o branco, bege e pistache. Fotos de família e uma biblioteca gastronômica no bar de espera completam a aura convidativa e elegante do acolhedor e afetuoso ristorantino. •

Loi 02Foto: Tadeu Brunelli

 

LOI RISTORANTINO
Rua Doutor Melo Alves, 674 - Jardim Paulista
São Paulo/SP
[11] 3063 0977
www.loiristorantino.com.br

 

Gostou desta matéria? Veja a edição completa da SAX Magazine #29.

Disponível na App Store e Google Play: