Hong ‘Red’ Yi

goldfish
Comida e arte: artista oriental compõe pinturas tridimensionais com uma receita própria

 

A artista e arquiteta malasiana Hong Yi, conhecida por Red, utiliza uma técnica similar à do brasileiro Vik Muniz, e embora seus materiais de criação sejam alimentos crus e frescos, a sensação que sua arte provoca é de deleite visual, nos fazendo olhar/enxergar vida além do suporte. As intervenções artísticas que Red produz são impressionantes. Um de seus trabalhos mais famosos é o “retrato” da atriz Zhang Yimou com 750 pares de meias e canas de bambu.

Durante um mês (em março de 2013), Red colocou diariamente no seu Instagram algumas das suas criações num prato de comida. De sementes de girassol e cascas de ovos, passando por fatias finas de pepino, até biscoitos recheados, praticamente tudo o que se vê são comestíveis que se convertem em figuras artisticamente bem compostas e desenhadas.

 

Ai Weiwei  by Red 01
O “retrato” de Ai Weiwei, feito com sementes de girassol

 

Red é conhecida como a artista que ‘ama a pintura, mas não com um pincel’, seus trabalhos foram apresentados pelos meios de comunicação em todo o mundo, incluindo o The Huffington Post, Wall Street Journal, ABC, CNN, NBC e o Daily Mail. E trabalhou com clientes como Hewlett Packard, Unilever, Nespresso, AT&T, BBDO, Mercedes-Benz, Esquire e Astro, foi convidada para apresentar as 6ª e 7ª Conferências EG em Monterey (Califórnia). Em 2013, esteve presente no TEDxkl (em Kuala Lumpur), na cúpula do Jovem Empreendedor APEC (em Pequim) e lecionou nas universidades de design Domus Academy, e NABA, em Milão.

Red foi nomeada uma dos “12 brilhantes malaios” da revista Esquire de 2013. Atualmente dirige seu próprio estúdio de design e vive e trabalha entre Xangai e Malásia.

Red Panel 01

Red Panel 02

Hong Yi
Instagram @redhongyi
www.redhongyi.com

Red Hongy_01

[Fotos Divulgação]

 

Gostou desta matéria? Veja a edição completa da SAX Magazine #29.

Disponível na App Store e Google Play: